"Metrópole fincada no meio da floresta" | Esta é, de certa forma, a melhor definição para entender o que é a cidade de Belém do Pará. Santa Maria de Belém do Grão-Pará, nome nobre, popularmente conhecida no país como Belém do Pará, Belém, Belénzinha, Terrinha, Cidade Morena, Cidade das Mangueiras, Paris n'América, Cidade das Águas. Belém, terra de encantos, mistérios, cores e sabores únicos, os quais não são encontrados em nenhum outro lugar do mundo, do Brasil, da Amazônia, do Pará.
Como pensar Belém? Como escrever Belém? Como analisar, fazer crônicas... como viver Belém?
Quente, úmida, chuvosa, única, original. A cidade que oferece de tudo, um pouco; cidade que encanta, que brilha nos olhos de quem vê, que conquista com as suas particularidades que só quem conhece, sabe; cidade onde marcam-se encontros após a chuva, onde existe seguro contra as mangas que caem nos carros, cidade da maior procissão católica do mundo, do tucupi, do licor da jamburana, da Fafá, da Lucinha, da Gaby, da dona Onete, da Banda Calypso, do Nilson, do Edilson, do Roberto "Papudinho" Villar. Encerro, então, esta postagem com um trecho da música "Bom Dia, Belém", a qual cai muito bem neste momento.
Belém minha terra, minha casa, meu chão
Meu sol de janeiro a janeiro a suar
Me beija, me abraça que eu quero matar
A doída saudade que quer me acabar
Sem círio da virgem, sem cheiro cheiroso
Sem a "chuva das duas" que não pode faltar
Cochilo saudades na noite abanando
Teu leque de estrelas, Belém do Pará!
"Belém, Belém , Belém...será que tá tudo bem?"Uma metrópole com particularidades provincianas.Só faltou o RExPA,clássico com uma das maiores torcidas do Brasil.Bom te encontrar por aqui.Ansiosa pelas futuras postagens.Um cheiro
ResponderExcluirOlá Rudá, muito legal o seu blog.
ResponderExcluirSempre que vou a Belém faço algumas fotos.
Veja estas:
http://www.youtube.com/watch?v=ROa1Jd9T17g
Parabéns pelo blog