sábado, 16 de fevereiro de 2013

As saudades do Cemitério da Soledade


Em meio ao bucólico bairro de Batista Campos, na av. Serzedelo Corrêa, encontra-se o inóspito, rico e pacífico Cemitério da Soladade, talvez o mais antigo de Belém. Foi desativado em 1880 pelo então presidente da província do Pará, José Coelho da Gama Abreu. Este cemitério foi reduto das maiores, mais tradicionais e abastadas famílias de Belém, seus mausoléus são um patrimônio à parte. Tombado em 1964 como Patrimônio Histórico e Paisagístico pelo IPHAN, o cemitério tem uma arquitetura rica - art nouveau - e um clima um tanto quanto interessante, margeado de mangueiras. Andar de tardinha por lá é sentir-se em um daqueles cemitérios europeus que sempre vemos em algum filme de terror.


Encontramos túmulos de figuras ilustres como o do Barão de Igarapé-Miri e aqueles outros os quais atribuem-se milagres, como o da Preta Domingas, Raimundinha Picanço, menino Cícero etc. As visitas podem ser feitas às segundas-feiras. Chegando lá, encontramos sempre várias pessoas com suas velas acesas, depositando sua fé, sentimento, problemas, angústias e esperanças naqueles que já não vivem entre nós - pelo menos em carne e osso.


Mas e quanto a visagem? Ah, que nada, as almas que estão alí, permanecem em paz, estão todas descansando. Dona Mariana jura de pé junto que prefere passar uma noite inteirinha no cemitério da Soledade à uma noite na Beneficente Portuguesa. Já a dona Berta tem uma fé danada na Raimundinha Picanço e, por esta ser um espírito de paz, sabe que não vai ter visagem nenhuma por lá.


Bom também são as mangas que caem dentro e fora do cemitério... o Rudá (sim, esse que vos escreve) e a mãe, uma vez, pegaram uma sacola cheinha de manga quando foram para o culto das almas. Os mais velhos contam que as mangas do cemitério são mais gostosas porque são cadavericamente bem adubadas, será mesmo? Tem gente que só compra as manguinhas da feira de Batista Campos, alí na Dr. Moraes... e as mangueiras de onde essas mangas são colhidas estão aonde? No Soledade, é claro.


Após ter feito as novenas, as orações e pegado umas mangas, o melhor a fazer é ir pra casa, enquanto a tarde acaba e deixar os residentes desse lugar descansarem um pouco, até a próxima segunda-feira. Agora vou dar uma passadinha alí na Cairu e tomar aquele sorvete de açaí, afinal, ninguém é ferro e a sorveteria fica bem pertinho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário